Design

Tanto o teclado quanto o mouse presentes no combo Rapoo 8500t contam com um design simples, bem voltado para escritório. O teclado conta com bordas laterais levemente arredondadas, enquanto as superiores são retas. Na parte superior dele, botões multimídia e de mudança rápida entre os dispositivos conectados estão presentes, mas só no canto superior direito. O resto da parte superior fica um tanto quanto vazia, sem nenhum botão. Digitar no teclado é confortável, com as teclas sendo macias e tendo um clique bem confortável. O mouse em si não tem muito o que ser comentado em termos de design, já que ele é bem básico: conta com o botão esquerdo e direito e a roda de scroll. De resto, a ergonomia dele é boa, sendo ideal para quem trabalha muito no PC, já que conta com concavidades nas laterais que permitem que a mão fique mais confortável. O usando para algumas edições de imagens e até mesmo em algumas partidas de jogos de tiro, fica notável o quanto essa diferença no design torna o mouse bom para uso.

Conexões e desempenho

O combo Rapoo 8500t se conecta via Bluetooth ou Wi-Fi 2.4Ghz aos aparelhos, e na caixa vem com um nano receptor de 2.4Ghz para poder conectar em computadores que não tem funcionalidade Bluetooth. Ele consegue se conectar tanto no Bluetooth 3.0 ou 4.0. O combo Rapoo 8500t não conta com nenhum software de apoio, bastando no máximo instalar os drivers disponíveis no site da fabricante caso o seu sistema operacional seja um pouco mais antigo. Na minha experiência, em um Windows 10, foi simplesmente colocar o receptor 2.4Ghz e esperar o Windows instalar, que ele já começou a funcionar. Testei ele em meu celular e no meu computador. A conexão em ambos foi rápida e funcional, e a minha preocupação inicial, principalmente no computador, era se ele encontraria algum tipo de atraso entre digitar e o computador reconhecer. Para melhor explicar: a posição em que meu desktop fica em meu quarto acaba contando com algumas barreiras de sinal até onde eu deixei o teclado e mouse. Porém, isso não afetou em nada o desempenho. No celular, que estava bem próximo, não ocorrem problemas também, embora que o WhatsApp, por algum motivo, contava com leve lag entre eu digitar e aparecer na tela. Porém, pode ser um problema do aplicativo em si. A maior característica do combo é a possibilidade de se conectar em até 3 aparelhos ao mesmo tempo, podendo alternar rapidamente entre eles a partir de uma tecla. Essa mudança rápida funciona muito bem, e imagino que em especial para programadores e designers, será uma mão na roda. Num simples toque, eu estava escrevendo no computador ou indo para o aplicativo de anotações de meu celular. É impressionante e extremamente funcional. Pelo preço do combo, 3 conexões já é um bom número, mas fica à vontade de mais opções.

Bateria

Tanto o teclado como o mouse funcionam a base de pilhas AA, e duas vêm inclusas no pacote. Pilhas como método de fornecer energia para periféricos wireless são comuns, mas sempre me deixam com um medo de que em condições climáticas desfavoráveis elas possam vir a vazar e destruir internamente os aparelhos. Na semana que fiquei com o combo, isso não ocorreu, mas é algo que sempre tenho em mente. O encaixe das pilhas é fácil e embora a tampa seja firme, quando é necessário encaixar não encontra-se dificuldade em abrir o local. A Rapoo diz que as pilhas AA dão autonomia de até 12 meses para o combo, porém isso pode ser muito variável, dependendo da intensidade de uso de cada usuário. Acreditamos que não deve ser muito diferente dessa expectativa, o que já dá um ótimo tempo de autonomia. 

Conclusão

Se você procura um teclado e um mouse funcionais, em um preço bom e que irão lhe ajudar bastante no trabalho, principalmente pela multi conexão, o combo Rapoo 8500t é uma opção fantástica. Apesar que, por possuir um mercado bem específico, provavelmente não agradará consumidores mais hardcore, já que ele não conta com nenhuma retro iluminação ou opção de customização. Conheça mais produtos da Rapoo, como seus outros mouses e teclados, aqui no Showmetech.

REVIEW  Rapoo 8500t   um  timo combo de teclado e mouse sem fio - 30REVIEW  Rapoo 8500t   um  timo combo de teclado e mouse sem fio - 77REVIEW  Rapoo 8500t   um  timo combo de teclado e mouse sem fio - 3