A empresa tem vários monitores portáteis 4K e hoje falaremos do Uperfect S 4K de 15.6 polegadas com tela sensível ao toque. Sim, existem monitores portáteis com resolução 4K. Reinventar a roda é difícil – talvez impossível –, mas dá para aperfeiçoá-la. Aqui temos um exemplo de produto que alcança esse objetivo. Focado em oferecer praticidade para quem viaja, quer uma tela extra ou tem pouco espaço, esse monitor portátil tem recursos modernos que aumentam as possibilidades, deixando usuários criativos bem contentes com as inúmeras formas de uso. Eu, por exemplo, consegui usá-lo pra 4 finalidades diferentes (falo mais abaixo) e ainda consegui pensar em mais uns 3 usos diferentes.

Primeiras Impressões

Escrevo esse parágrafo instantes após abrir a caixa pra tentar narrar quase que ao vivo como estão sendo as primeiras impressões. Abrir a caixa é tipo: uau! A tela – mesmo apagada – é muito bonita. Na caixa vem o monitor, todos os cabos necessários para uso, o adaptador de alimentação (viu, Apple, até monitores enviam adaptador) e uma case para levá-lo na mochila e evitar arranhões. Por falar no adaptador, ele é do tipo C com potência de 30W e máximo de 33W. Se o seu celular for compatível com recarga rápida, você poderá usar nesse adaptador. Esse é realmente um kit bem generoso oferecido pela Uperfect, ponto positivo já de início.

Design

Ele é muito bonito e passa a sensação de ser um produto bem construído e durável. As bordas são extremamente finas e a tela brilhante, mesmo desligada, chama bastante atenção. Não há nenhuma logo na frente ou atrás, a estrutura de metal preto cobre todo o aparelho nas costas e na frente. Além das bordas, o monitor todo é bem fino, são apenas 5 milímetros – é mais fino que um celular. Na base do monitor está o suporte que nos permite regular a angulação, é também onde ficam as entradas USB-C e mini-HDMI do lado direito, e o botão para controle no lado esquerdo junto com o conector P2 para fones de ouvido e a entrada mini-USB com função OTG (para ligar teclado ou mouses, por exemplo). Na parte traseira ficam os 2 auto-falantes de 1W cada. Há modelos de monitores portáteis com bateria, não é o caso aqui, até porque ele é fino demais para comportar todos os componentes e ainda abrigar uma bateria suficiente pra alimentar uma tela 4K. As dobradiças passam bastante segurança e ficam no ângulo que você deixar. Por ser um monitor touch, ao tocar na tela seria normal senti-la mexer, mas aqui ela mexe bem pouco, ponto positivo para a construção do aparelho.

Tela e som

Chegamos no principal: a tela. Eu quis fazer a foto acima para que vocês pudessem ter um pouco da noção da qualidade desse display. Apesar de parecer ser OLED, o painel aqui é do tipo LCD, mas não decepciona. É um monitor bem versátil e funciona bem pra tudo: trabalhar, jogar, assistir filmes e séries, seja no Windows, MacOS, ChromeOS ou Android. Usei na maior parte do tempo em pé, como monitor secundário no Windows. É bem agradável para ler textos longos ou deixar o Slack/WhatsApp logado. Inclusive, se você quiser usar com 2 ou 3 apps abertos, funciona bem. O monitor portátil Uperfect S 4K tem 15.6 polegadas e resolução de 3840 x 2160, resultando em 282 pixels por polegada, quase 3 vezes mais que um monitor Full-HD de 24 polegadas que tem 91 PPI. A fabricante informa que ele vem com FreeSync, 5 ms de tempo de resposta e HDR integrado, taxa de contraste de 1000:1, a gama de cores abrange 100% sRGB, tem ângulo de visão de 178°, e possui 60Hz de taxa de atualização de tela, o mesmo que a gente vê nos principais monitores do mercado. Colocá-lo para funcionar é bem fácil: entrada USB-C na energia e o cabo mini-HDMI (ou a outra entrada USB-C) e pronto. Apesar de o adaptador ser de 30W, 15W de energia são suficiente para alimentá-lo. O que sobra de potência pode, por exemplo, servir para carregar seu celular, já que sim, ele faz carregamento reverso. Enquanto meu celular está em modo DeX conectado ao Uperfect S 4K, ele está sendo carregado. Eu realmente amei isso. ♥ Algumas baterias externas têm 15W de potência de saída, suficiente para o funcionamento dessa tela. O brilho da tela é de 340cd/m2, mais que suficiente para ambientes internos. Eu o usei em menos de 30% para vocês terem ideia. É uma quantidade bem boa mesmo. Fiz a foto abaixo para ilustrar a diferença de pixels do meu monitor Full-HD de 24 polegadas ao lado do Uperfect S 4K. À esquerda é bem fácil ver os pixels da tela, já à direita você quase não os vê. Como dito antes, o modelo da Uperfect tem 282 pixels por polegada, 3 vezes mais que o Dell ao lado. Ele tem um menu bem completo e cheio de recursos. Ao ser ativado pelo botão você consegue, tocando na tela:

Girar a tela (ou deixá-la travada numa orientação); Ativar ou desativar o FreeSync; Mudar o idioma (Russo, Inglês, Alemão, Francês, e outros 2 idiomas orientais); Aumentar e diminuir o volume; Controlar o brilho e o contraste da tela; Alternar a fonte (HDMI ou USB-C); Ativar, desativar ou deixar automático o HDR; Regular a temperatura da tela (6500, 9300 ou regular manualmente); Ativar o modo jogo, cinema, e outras funções.

Apesar de ter o FreeSync que, supostamente, evitaria o tearing (aqueles rasgos na renderização de jogos), mesmo quando ativamos o recurso notamos que há pequenos rasgos. Bem menos do que quando o recurso está desativado, mas estão presentes. É pouco provável que você vá comprar esse cara pra jogar, há outras opções mais baratas, inclusive o Monitor portátil gamer de 144Hz da Uperfect.

Usos e funções pra esse monitor portátil

A equipe que desenvolveu esse produto foi bem criativa e caprichou nos recursos, tanto que dá pra usá-lo de diversas formas. Uperfect, obrigado! Aqui em baixo citei algumas.

Modo DeX simplificado

Eu sou um defensor ferrenho do Modo DeX, mas ele enfrenta algumas limitações, principalmente se você, assim como eu, não tem um teclado sem fio. Normalmente eu precisaria ter um adaptador enorme e caro cheio de entradas que eu nem uso pra poder fazer funcionar o DeX nesse monitor portátil, mas via entrada Micro-USB eu pude conectar o meu adaptador do teclado e mouse sem fio para usar o Modo DeX do meu celular. O teclado estava conectado ao monitor, que estava conectado ao meu Galaxy S22 (já temos review) e pronto, todos os aparelhos estavam se comunicando. Amei? Via MX Keys 3 eu controlo o PC e o celular com um único mouse. Maravilhoso, né?

Chromecast ou Firetv Stick

Sabe esses dongles, tipo o Chromecast ou o Fire TV Stick Lite? Então, usando um adaptador você consegue transformar esse monitor portátil 4K em uma TV! Sim, eu fiz e deu certo. Com um adaptador de HDMI para mini-HDMI eu pude conectar e usar ambos os aparelhos. Apesar de ser touch, por estar ligado via HDMI, não conseguimos controlar tocando na tela, apenas se estivesse ligado via USB-C. Ah, e por alguma razão, só funcionou quando a alimentação estava conectada à primeira entrada USB-C, na segunda não deu certo. O som do monitor portátil é só pra quebrar um galho, então se você quiser conectar em outro aparelho, aqui algumas saídas:

O monitor tem entrada P2, então com um cabo você o conecta a uma caixa de som; Conectar o FireTV Stick via bluetooth em outra caixa de som; Também no FireTV Stick você pode usar uma Alexa como caixa de som, basta configurar via app da Alexa.

Segunda tela

Como eu disse acima, eu o usei a maior parte do tempo em pé como segundo monitor. Eu faço muitas coisas ao mesmo tempo e ter duas telas pode ser bem útil. Enquanto no monitor maior eu mantinha o que eu estava fazendo, no monitor portátil eu colocava coisas que precisaria acessar facilmente. Mas também o usei deitado, à frente do monitor principal. Em ambos os casos foi bem positivo e gostei bastante. Infelizmente minha placa de vídeo não tem saída USB-C, então eu o conectei na entrada HDMI e por isso eu não conseguia desfrutar do touch, já que via HDMI a comunicação é unilateral, meu PC manda os dados. (Via USB-C o monitor envia comandos pro celular, já que a comunicação é bilateral).

Usar como tablet

Meu antigo Galaxy S8 deu tela verde e usá-lo é bem ruim. Com o Uperfect S eu pude ressuscitá-lo como um grande tablet de 15.6 polegadas. A tela touch (que reconhece até 10 toques) nessa hora fez toda diferença. Ainda falando sobre usar como tablet, sabe seus jogos mobile? Então, dá pra jogar por aqui. Eu não sou o cara dos jogos no celular, o único que eu tenho é o 2048, mas meu irmão é. O pedi pra jogar PUBG e a experiência foi aprovada. Via USB-C ele transmitia a tela do celular pro monitor que registrava os toques na tela. Bem legal, né?

Preço e conclusão

É um monitor portátil 4K, touch, com design premium, cheio de recursos e funções, já esperamos não ser algo muito barato. Por USD 509 dólares, algo em torno de R$ 2.610,00, você o leva pra casa. Inclusive, quem o comprar na Black Friday deste ano ganhará 3 anos de garantia, é um grande diferencial. No meu uso notei apenas dois pontos negativos: às vezes a tela desliga do nada, mas em 2 segundos volta, isso aconteceu principalmente quando eu o usava em pé, talvez seja por conta do aquecimento (sim, ele esquenta consideravelmente). E ela tem algo como um burnin temporário. Se você deixar a tela com uma imagem por alguns minutos, ela acaba ficando marcada. Depois some, mas pode incomodar algumas pessoas, principalmente se você trabalha com edição de imagem ou vídeo: imagina ter uma imagem fantasma enquanto edita algo? Pois é… Tirando isso, o monitor é excelente e está super indicado.

Especificações técnicas

REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 46REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 32REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 42REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 33REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 70REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 39REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 93REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 53REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 12REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 7REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 41REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 35REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 44REVIEW  monitor port til Uperfect S 4K com tela sens vel ao toque - 82