Design

Para falar sobre o design do Lenovo Yoga 9i, temos que separá-lo em duas partes: uma como um notebook comum e a outra com ele dobrado, como um tablet. O notebook foi montado com uma carcaça de alumínio extremamente elegante, contudo, com o uso, é possível notar algumas marcas de dedos. Na tampa, para abrir o notebook, há uma pequena elevação que facilita e muito a sua abertura, já que somente a parte a ser aberta sobe, enquanto a base se mantém onde deve ficar.  Quando aberto, para ser utilizado como um tablet, eu confesso que fiquei com um pouco de receio no começo, não queria forçar o Lenovo Yoga 9i e acabar danificando-o. Contudo, com o tempo isso passou e usá-lo como tablet é maravilhoso. A tela se ajusta automaticamente, girando conforme a vontade do usuário. Porém, ele acaba sendo um pouco pesado para ser utilizado por várias horas, então um apoio é recomendado. 

Tela

Aqui é onde o Lenovo Yoga 9i brilha. Logo que liguei o aparelho, eu senti a potência  da tela de 14 polegadas do notebook. Ela apresenta imagens em Full HD com cores bastante vivas, e ouso dizer que foi a melhor tela que já usei na vida. A tela não tem aquelas deformações causadas pela retroiluminação, o que para mim foi algo inédito com notebooks.  Nos dois usos, tanto como notebook ou tablet, a tela não irá te deixar na mão. Além disso, o Lenovo Yoga 9i vem com uma caneta muito bacana, que pode ser usada nos dois formatos. Eu tentei fazer alguns desenhos, mas como faz muito tempo que parei de praticar, vou poupá-los de ver as coisas horríveis que eu produzi, mas na mão de quem sabe o que está fazendo, é possível fazer verdadeiras obras de arte; recomendo muito seu uso para esse fim. Eu testei com o programa Artweaver Free, que funcionou sem nenhum tipo de problema, e o recomendo também. 

Teclado e mouse

Como a tela do Lenovo Yoga 9i tem somente 14 polegadas, não houve espaço para a inclusão de um teclado numérico exclusivo, o que para mim causou uma sensação incômoda no início. Porém, passado o primeiro impacto, ele funcionou de forma perfeita. A altura das teclas é boa, e dar um clique é bem rápido. Além disso, há três opções de retroiluminação do teclado: desligada, média e alta. Particularmente eu usei com a iluminação no máximo, e tive uma boa experiência.  Uma das coisas que me incomodou durante o meu uso foi o touchpad do Lenovo Yoga 9i. Particularmente eu aboli o uso de mouses há muito tempo na minha vida, então lidar com esse foi um sofrimento para mim. Seu tamanho é bom, mas o dedo parece deslizar demais na sua superfície, além dos seus dois botões não serem tão confortáveis. Muitas das vezes eu me pegava usando a tela de toque ou a caneta para evitar o uso do touchpad. Talvez já pensando nisso, a Lenovo enviou no pacote um mouse que funciona tanto via cabo quanto Bluetooth. Sua aparência é extremamente elegante e apesar de não parecer, é extremamente confortável. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o fato de a barra central funcionar como um rolador de páginas. A versão que me foi enviada é da cor cinza escura e com o uso é possível notar marcas de dedos, mas nada que incomode muito. Outra coisa bacana do mouse é que ele pode ser utilizado em apresentações, como um elegante passador de página.

Conectividade

Por mais que não tenha uma entrada HDMI disponível, o Lenovo Yoga 9i possui duas entradas Thunderbolt 4. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Intel e pode ser utilizada tanto para carregar o notebook ou então para conectar outros aparelhos, como teclados, mouses, monitores e outros dispositivos. Além disso, há também uma entrada USB 3.2 de segunda geração, e uma entrada de fones de ouvido, em uma posição perfeita para ser utilizada no modo tablet. A conexão do notebook com a televisão funciona muito bem. Eu testei com um emulador online e não senti nenhum atraso na hora de dar os comandos com um controle de PlayStation 5. No geral tudo funciona muito bem, sem maiores problemas.

Bateria

De acordo com a Lenovo, a bateria pode ter uma duração de até 17 horas. Durante os meus testes, com a iluminação ligada no máximo, tanto da tela quanto do teclado, eu consegui uma duração de pouco mais de 5 horas. Meu uso se resumiu a basicamente navegar por páginas do Microsoft Edge, incluindo jogar em emuladores online, vídeos no YouTube, realizar pesquisas, e desenhar um pouco na tela de toque. Ainda assim, a bateria do Lenovo Yoga 9i é uma das melhores que já vi até hoje. A duração dela depende totalmente da forma como ele é usado. Caso utilize programas mais pesados, com certeza seu uso será maior, então é sempre bom manter o carregador por perto para manter a bateria carregada. 

Desempenho

Para o uso diário, o Lenovo Yoga 9i é uma excelente pedida. Navegar pela internet, ouvir música, assistir a um filme ou uma série, desenhar, tudo funciona maravilhosamente bem. Com um SSD de 512 GB, ele tem espaço suficiente para diversos arquivos, além de trabalhar em altíssima velocidade.  Contudo, para programas mais pesados, como um jogo, não há como recomendar. O notebook vem com uma placa de vídeo integrada, a Intel Iris Xe, mas ela não aguenta jogos mais pesados. Eu tentei jogar Fortnite diversas vezes, e mesmo na configuração mais baixa de qualidade, não consegui jogar uma partida sequer. Além disso, o jogo fechava sozinho e eu não consegui tirar nenhum screenshot. Além do jogo, eu testei no Cinebench, que quantifica o quão rápido o processador consegue realizar tarefas. O i7 de 11.ª geração Intel do Lenovo Yoga 9i conseguiu um total de 2758 pontos no sistema múltiplos núcleos, ficando na décima segunda posição do programa, enquanto que no sistema de núcleo simples ele ficou com 961, sétima posição dentre todos. O resultado nos mostra que para tarefas do dia-a-dia ele é ideal, contudo, para aplicações mais pesadas, como jogos e edições variadas, ele pode não corresponder à altura. Um ponto que eu preciso exaltar aqui é a caixa de som integrada do Lenovo Yoga 9i. Ele traz consigo a tecnologia Dolby Atmos, com um sistema de rotação com duas saídas para som grave, e duas para som agudo. Com toda certeza essa foi a melhor experiência de áudio puro que tive em um notebook até hoje.  A câmera presente no notebook é excelente, com uma resolução de 720p. Eu a testei durante uma chamada feita via Zoom. Para aumentar a proteção do usuário, ela vem com uma pequena portinha que pode ser movida, para deixá-la aberta ou fechada. 

Preço e disponibilidade

O Lenovo Yoga 9i está disponível na loja Oficial da Lenovo a partir de R$12.579,65.

Conclusão

Para o uso diário, o Lenovo Yoga 9i é um excelente aparelho. Com a possibilidade de ser usado tanto na forma de notebook quanto na de tablet, isso faz dele uma baita escolha. Caso você esteja procurando um aparelho com caneta integrada para desenhar, ele também é altamente recomendado. As caixas de som integradas são maravilhosas e transmitem limpamente os sons. A tela é uma das melhores que eu já usei até hoje. Porém, o touchpad integrado não é um dos melhores que já experimentei.  Uma coisa que joga contra o notebook é o seu alto preço. Eu acredito que para o que ele oferece é um notebook de bom desempenho, mas que pode ficar caro para alguns orçamentos. Além do mais, para tarefas mais pesadas, como jogos e programas de edição, o ideal seria procurar algum outro produto da linha Lenovo.

Especificações técnicas – Lenovo Yoga 9i

Para ficar por dentro do mundo da tecnologia e acompanhar também a recomendação dos melhores computadores para arquitetos e outras profissões, fique de olho aqui no Showmetech.

REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 18REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 43REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 52REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 94REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 6REVIEW  Lenovo Yoga 9i  um  timo notebook 2 em 1 - 7